segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Manifesto contra a barbárie cotidiana.

Estamos assistindo na cidade de São Paulo SP o descaso com a questão da mobilidade urbana, estão tratando o assunto de qualquer maneira e sempre em detrimento dos direitos e da segurança das partes mais fracas.

Já a alguns dias tenho percebido a demarcação de faixas para uso como ciclo-faixas nos calçadões, praças e calçadas do centro da cidade, onde resido e transito sempre à pé, esse “programa de incentivo ao uso de bicicletas” é muito importante para a melhoria do transporte e também do trânsito. Mas, acredito que não deve ser realizado em detrimento da mobilidade e segurança dos pedestres.

Essa solução adotada é a pior possível, tendo em vista que “legaliza” uma situação que é caracterizada com ilegal pelo código de trânsito e coloca em risco a integridade física dos que ousam andar à pé.

Diante disso, tenho uma proposta que é ousada e que com certeza criará hábitos saudáveis e humanos nos habitantes desta cidade e amansando os anseios selvagens dos que se locomovem em veículos automotores seja de uso individual, incluindo as temíveis motocicletas, ou mesmo conduzindo os de uso coletivo ou de carga, que é a demarcação permanente de uma faixa da rua para uso exclusivo de veículos de tração humana nas principais vias de tráfego da nossa cidade.

A necessidade de ser permanente é que este tipo de veículo está sendo cada vez mais requisitado para o uso comercial e os seus condutores sempre utilizam as calçadas. Não estou solicitando nada que seja ilegal, mas exigindo que se cumpra a lei de uma maneira rígida, inclusive com a aplicação de penalidades já previstas em lei.

Com isso, podemos também começar os estudos para a criação de mais e melhores corredores de ônibus e faixas exclusivas para ônibus urbano, causando uma limitação no tráfego de veículos automotores de uso individual, além da restrição total do estacionamento desses veículos nas ruas e a limitação da concessão de alvarás de funcionamento para estacionamentos, mantendo apenas os já existentes.

Creio que com essas medidas que podem parecer radicais, mas na verdade são apenas para a preservação de hábitos saudáveis em todos os sentidos para a população desta que é a maior cidade da América do Sul e que precisa ficar na vanguarda das inovações em todos os aspectos da vida urbana.

Orivaldo Guimarães de Paula Filho, cidadão e pedestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário