segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Federico Garcia Lorca - Literatura e juízos literários



Criação poética
A criação poética é um mistério indecifrável, como o mistério do nascimento do homem. Ouvem-se vozes não se sabe donde, e é inútil preocupar-se em saber donde vem. Como não me preocupei com meu nascimento, não me preocupo com a minha morte. Escuto a natureza e o homem com assombro e copio o que me ensinam sem pedantismo e sem dar às coisas um sentido que sei que não tem. Nem o poeta nem ninguém tem a chave e o segredo do mundo. Quero ser bom. Sei que a poesia eleva e, sendo bom, para com o asno e para com o filósofo, creio firmemente que se há um além terei a agradável surpresa de encontrar-me nele. Mas a dor do homem e a injustiça constante que emana do mundo, e meu próprio corpo e meu próprio pensamento evitam que eu traslade minha casa para as estrelas.

Entrevista a Bagaría por Federico Garcia Lorca em Diálogos de um caricaturista selvagem no ano de 1936 e publicada por Companhia José Aguilar Editora no volume III - Prosa Viva/Ideário Coligido em 1975. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário