terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Federico Garcia Lorca - Política e sociedade


Do Partido dos pobres
Eu sei pouco, eu apenas sei - lembro-me destes versos de Pablo Neruda - mas neste mundo eu sempre sou e serei partidário dos pobres. Sempre serei partidário dos que não têm nada e até a tranquilidade do nada lhes é negada. Nós - refiro-me aos homens de significação intelectual e educados no ambiente médio das classes que podemos chamar acomodadas - estamos fadados ao sacrifício. Aceitemo-lo. No mundo já não lutam forças humanas, mas telúricas. A mim me põem numa balança o resultado desta luta: aqui, tua dor e teu sacrifício, e aqui a justiça para todos, ainda com a angústia do trânsito para um futuro que se pressente, mas que se desconhece, e descarrego meu punho com toda minha força neste último prato da balança.

Entrevista a Alardo Prats por Federico Garcia Lorca em Os artistas no ambiente de nosso tempo no ano de 1934 e publicada por Companhia José Aguilar Editora no volume III - Prosa Viva/Ideário Coligido em 1975. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário