domingo, 16 de dezembro de 2012

Manifesto de solidariedade ao Presidente Hugo Chávez

Publicado em 16 de dezembro de 2012 no portal Vermelho.


Partidos e movimentos lançam manifesto de solidariedade a Chávez

Neste sábado (15) o Consulado da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo sediou uma reunião de lideranças de partidos políticos e movimentos populares, que foram levar a solidariedade do povo brasileiro ao povo irmão venezuelano e desejar pronta recuperação do presidente Hugo Chávez, que foi submetido nesta semana a uma complexa cirurgia como parte do tratamento de um câncer.

O dia 15 de dezembro é repleto de simbolismos para o povo venezuelano. Neste dia, há exatos duzentos anos, Simon Bolívar escrevia o manifesto de Cartagena, em referência à luta pela independência da Colômbia e Venezuela. O histórico documento é considerado por muitos como as primeiras linhas onde o "libertador" expressa seus ideias de integração americana. Neste dia também foi promulgada a Constituição Bolivariana da Venezuela, há 15 anos, e assinado o acordo de criação da Aliança Biolivariana das Américas (Alba), no ano de 2004.

O cônsul da Venezuela em São Paulo, Robert Torrealba, falou sobre o significado histórico da data, relatando as inúmeras manifestações de solidariedade que o presidente Chávez tem recebido, assim como a expressão do compromisso do povo venezuelano com as transformações que estão em curso no país.

Rubens Diniz, membro da comissão de relações internacionais do PCdoB, campanha, reafirmou a solidariedade do povo brasileiro com o presidente Chávez, desejando sua pronta recuperação. Lembrou a campanha realizada ao inicio do segundo semestre em apoio à reeleição do presidente Chávez, destacando que a opinião do conjunto das forças políticas de esquerda e dos movimentos sociais no Brasil era de que uma vitória do presidente Chávez, seria uma vitória da integração solidária na América Latina.

Durante o encontro no Consulado da Venezuela em São Paulo, foi lido um manifesto solidário. Leria a íntegra.

O Brasil está com Chávez!

Os partidos e os movimentos sociais que fazem parte da campanha “O Brasil está com Chávez” vêm a público expressar sua solidariedade ao companheiro Hugo Chávez, a seus familiares e a todo o povo venezuelano.

Somos esperançosos de que os procedimentos médicos levem à plena recuperação do companheiro Chávez.

Nós que nos mobilizamos em uma campanha no Brasil de apoio a reeleição do presidente Chávez, temos clareza da importância do processo de transformações que estão em curso na Venezuela e do seu significado para o fortalecimento da soberania e da integração solidária na América Latina.

Neste momento de grande clamor, manifestamos nosso total apoio à direção do Polo Patriótico, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), aos movimentos sociais, e igualmente a todo o povo venezuelano, conclamando-os à unidade e a seguir em frente com as transformações na Venezuela.

O Brasil esta com Chávez!

Saúde companheiro!

Assinam:
PT - Partido dos Trabalhadores
PCdoB - Partido Comunista do Brasil
MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Via Campesina – Brasil
UNE – União Nacional dos Estudantes
Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz
Consulta Popular
UBM- União Brasileira de Mulheres
Levante Popular da Juventude
MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens
UJS – União da Juventude Socialista
AP – Assembléia Popular
MMM – Marcha Mundial das Mulheres
Redação com informações da Secretaria de RI do PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário